segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Revendo conceitos.....


Um outro dia em determinado lugar,onde se espera muito a ser atendido.....para não fugir da rotina
brasileira,comecei a conversar com uma senhorinha  que desabafava comigo sua peregrinação,sua luta
incansável e que já durava três eleições o que siguinifica que por três mandatos diferentes ela insistia no
assunto......o que a pobre senhora queria....um nome de rua para seu marido,que contando a história ele
fazia questão de ser lembrado pois foi incrivelmente patriota...federal,estadual e municipal....já tinha arran  jado os tais documentos exigidos por lei muitas vezes e os tais nunca estavam no lugar certo....Sabe que isso me incomodou....fiquei com pena de sua determinação em querer cumprir sua meta e pelo jeito o tal patrio-
ta só era importante para ela,pelo que escutei da sua narração,eu deduzi que ele foi importante sim,mas en-
quanto servia aos senhores.
Eu nada comentei ou opinei,não posso me envolver em razões alheias,mas brotou em minha mente a palavra
conceito....porque não revermos esta postura diante da vida,valores meio fora de hora,porque se usa home-
nagem póstuma?porque fazer bustos de bronze nas praças de fulano e bertano?eu passei por várias dessas
e outras homenagens como placas com enormes dizeres,pensei nas flores lindíssimas que se levam depois que a pessoa tão querida ou as vezes nem tão querida  assim se vai ....mas o ritual é sempre o mesmo.
Cheguei a seguinte conclusão:porque este espalhafato todo depois que a pessoa fechou os olhos,porque não
oferecermos o tal busto,placas que se descerram perante aquele monte de gente que talvez nem conheceu...
e está ali fazendo uma linha....só ele não está.....que bom seria a presença da pessoa para vermos sua emo-
ção e nos emocionarmos também e até nos orgulharmos do grande feito?Porque não dizermos do amor um 
pelo outro enquanto estamos lado a lado?porque não ofecemos flores olhando nos olhos  sentindo e vendo a
alegria e até lágrimas emotivas?tudo isso me perguntei,embora eu já tivesse esse conceito comigo,desde 
quando fui em determinadas despedidas funerais e vi pessoas tranloucadas dizendo te amo,outras como era
boa esta pessoa....e muitas vezes eu sabia que de bom estava longe de ser....porque hipocrisia...ficarmos
quietos neste momento  é a melhor postura.Se foi bom fala antes se foi ruim fica calado....bom ou ruim já
não adianta mais comentar,e o pior é que esses comentários são ditos como se a pessoa tivesse assimilan-
do tudo....Quem prova.....teses e mais teses são defendidas mas não concluídas portanto nesta dúvida va-
 mos homenagear,abraçar dizer palavras doces e até dar muitas flores...mas com a certeza absoluta de que a
pessoa se sentiu querida,valorizada em vida,isso é muito bom é maravilhoso,sejamos autênticos...sejamos
sinceros e não vamos concluir que todos depois que se foram viram anjinhos....não é por ai e sei que mui-
tos sabem do que estou falando e vão concordar,quem já não viu cenas assim?
Eu faço do meu jeito,elogio,agradeço,dou afeto a presença nas horas de dor.....mas em vida......è assim que
me sinto com dever cumprido.......Acho  que certos conceitos devem ser revistos.....




Autora:Annaterra

Nenhum comentário:

Postar um comentário