sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Seu martírio não pode ser esquecido......não podemos esquecê-los....





Sou uma senhora,com vivência o suficiente,para comentar certos assuntos abordados hoje .mas que 
pertenceram ao meu passado.Sou de 1915,portanto idade o bastante para saber o que falo,estou 
muito bem de saúde física e mental.Sabem porque?tenho o sangue dos negros,gente forte e saudá-
vel.....tenho uma cabeça jovem e não sinto os anos me pesarem.O que eu quero comentar e não 
deixar de maneira alguma passar em branco, tal comentário.Ultimamente estive assistindo uma nove-
la que me fazia chorar todos os dias,graças à capacidade do escritor.....podem acreditar,ele trans-
portou  o  passado tão longincuo para o presente e com tanta realidade tanta verdade,e foi louvável
a atuação dos atores,todos sem exeção fizeram seu papel com realidade e emoção....e mais, conse-
guiu passar pelomenos para mim emoções profundas. Tinha dia que eu não assistia pois não conseguia
rever o sofrimento desse povo escravo....Meu Deus tudo aquilo sem por, nem tirar....infelizmente foi
real.O autor,diretor pensou em tudo,nada ficou a dever à verdade,por isso eu chorei o tempo todo.
Terminou hoje a novela sinhá moça....mas eu já conhecia tudo aquilo que foi mostrado.....sou neta
de uma escrava,usada em todos os sentidos pelo seu senhor,trabalho escravo,procriação e muita
surra,o pior......ela não teve o direito de criar minha mãe ...imaginem a tristeza dessa e de todas que
viviam sob este regime....mas ela ainda deu sorte....a filha do senhor era idealista,escondida do pai
fazia o máximo para poupar os negros e com isso ela permitia que minha avó visse de vez enquanto
minha mãe.....mas tudo muito escondido,ela não achava justo ter  sido amamentada pela negra que não
tinha o direito de criar sua própria filha.....ela não deixou que as duas se perdessem de vista.Minha avó  me contava tudo isso,e dizia que muita coisa ela fazia questão de esquecer,minha mãe depois de moça
conseguiu conviver normalmente com a mãe pois já havia acontecido a abolição e sua filha foi devolvida. Minha  mãe era de cabelo carapinha,pele mais clara do que negra e olhos muito azuis.....pois era os
olhos do malfeitor,e todos nós filhos dela herdamos os mesmos olhos,parece que era uma marca registrada ele era escravo também mas do dinheiro e da maldade,puxa minha avó me contava histórias muito triste mas eu achava que eram simplesmente estórias.....essa novela me fez voltar e
chorar........como sofreu essa gente e que nenhuma geração adiante se esqueça e os tenha com
muito  louvor,eles viveram praticamente um holocausto,Mas minha avó não deixou de dizer que
embora sofressem nas mãos de seus proprietários eles tinham seu lado de alegria,eram amigos fiéis
tinham suas músicas seus amores....mesmo com tanta dor....mas ela dizia que não conhecia outra
vida,e se contentavam com aquela,aceitavam como se Deus quisesse assim......tinham sua fé,e
por isso suportaram tanta maldade.Enfim eu não podia deixar de comentar e dizer a quem não ou
nunca conversou com alguém que viveu tudo aquilo mostrado,vim dizer que nada foi omitido
ou criado...foi exatamente igual,e nunca devemos esquecer este fato e que as outras gerações
continue respeitando o valor do negro no início de nosso país,eles foram a base de tudo,e o pagamento
para quem teve a sorte de esperar foi a liberdade tão esperada mas sem esperança......aconteceu .
Hoje nosso povo é escravo ......mas do dinheiro,do consumismo e da vaidade são valores muito di-
ferentes......mas não deixam de ser escravos só que não se dão conta disso..........................................







autora:annaterra







.

Nenhum comentário:

Postar um comentário