domingo, 23 de novembro de 2014

amigo secreto.....

Lettering presente de Natal          Hoje aproveitando a época mais bonita do ano
 algo que me marcou demais vou relembrar ....fazem anos e anos mas ficou marcado em mim, eu era uma criança e a coadjuvante da história também mas mesmo que ela leia este relato não associará ao fato pois para ela foi algo engraçado e nem se lembra mais...
.Eu fazia o ginásio num colégio onde só meninas ricas podiam estar,era gratuito  mas era preciso uma prova de fogo para conseguir vaga só as meninas com  uma base  primária forte conseguia mas,eu era determinada e passei.
Eu era extremamente pobre, as meninas nem imaginavam onde eu morava .O colégio ficava na rua principal da cidade e todas elas eram do centro e eu morava no fim da zona urbana quase que rural e caminhava quilômetros todos os dias para chegar na escola.Na época eu não achava longe não era tudo muito natural.
Arranjei muitas amigas,tinha a panelinhas das riquinhas mais sofisticadas mas nos dávamos bem com muitos ...limites.O amigo secreto hoje já quase não faz parte de nossa tradição, pela distância das pessoas ou a seletividade de presentes, este evento já não tem tanta força mas naquele tempo era importantíssimo,fazia parte de nossas vidas de nosso natal....
Chegou o grande dia de escolher secretamente o amigo e a gente levava tão á sérioque não contávamos nem para melhor amiga quem era nossa amiga ou amigo secreto.
Eu só dependia de minha mãe na questão dinheiro e ela por sua vez dependia das patroas pois lavava e passava dia e noite para muita gente e muita gente também dependia deste seu trabalho.......éramos oito filhos todos crianças ,mas ela sempre dava seu jeitinho de acomodar as coisas.Foi com muito sacrifício e me lembro até hoje do presente que ela comprou....era um caneco de louça muito bonito ,grande e personalizado.Eu tive o azar de pegar uma das mais ricas ..elas eram duas irmãs as .mais frias comigo,seu pai era um grande empresário e até hoje mantem sua empresa.
No dia da entrega e das descobertas era feito um palco e cada um subia lá de chamava seu amigo até então secreto e lhe entregava o presente que abria e todos participavam do momento,este já ficava alí mesmo para chamar o próximo.... chegou minha vez....chamei a amiga e lhe entreguei o presente,acho que fiz bonito e me senti orgulhosa,aquilo para mim tinha muito valor pois tinha consciência do quanto minha mãe trabalhou para poder realizar esta façanha....
Chegou minha vez... uma das irmãs ricas  tinha me pego,a caixa era imensa eu tão pequenina mal conseguia segurar,a expectativa do público era grande pois grande era o presente.....fui eu desembrulhar,uma caixa dentro da outra e outra e outra até que chegou numa caixinha de fósforo...era um....chiclete.....não faltou gargalhadas e meu coração chorou...não pelo presente porque  mesmo sendo uma criança eu já sentia desprezo e  arrogância que hoje é chamado de bulling....ainda bem que já não teria mais aulas era fim de ano letivo,a minha esperança era que no ano seguinte ningué mais lembrasse da história.....engano meu alguns ainda iriam se lembrar por muito tempo não como eu que levo este trauma comigo....desde este dia nunca mais masquei um chiclete...e criança gosta muito e eu adorava....essa mulher hoje não sabe o quanto me fez mal,estragou meu Natal e me causou a baixa  autoestima mesmo sendo outra criança ela já carregava a maldade  e o preconceito com ela.
 A verdade é uma só ....que dá  a bofetada esquece e quem leva.....leva para sempre....
Autora :Annaterra









Nenhum comentário:

Postar um comentário