segunda-feira, 14 de junho de 2010

A escravidão acabou?..e o abuso de poder?.......

Vou contar para vocês a historia da minha avó que,por sua vez me falou de seu passado.
Sua mãe(minha bisavó)era escrava no meio de tantas outras,elas eram  propriedade do senhor do engenho,eram verdadeiras mercadorias ,eram compradas e vendidas conforme a decisão do Coronel dono da fazenda.Onde minha bisa morava era comandada por um alemão , e comum era seu  abuso de poder não diferente dos outros coronéis,eles se deitavam com as escravas e estas ficavam "prenhas"e foi o aconteceu com a bisa....elas não tinha  direito de criar os próprios filhos,apenas o dever de amamentar os filhos  legítimos dos senhores do engenho.....Bem ,a  bisa deu sorte,neste período já surgia a consciência branca ,de que aquilo era errado,mas tudo muito escondido, foram aparecendo os defensores e protetores dos negros.A senhora que ficou com o bebê era uma delas....sempre que surgia uma oportunidade levava minha avó para ver a mãe na cenzala....então ela chamava uma de mãe outra de mamãe.E assim foi passando o tempo,minha avó Ana,se tornou uma moça linda,tinha os olhos azuis  celeste,pele temperada,e o cabelo carapinha herdado pela mãe,conheceu meu avô um rapaz trabalhador correto e se casaram.....Deste casamento nasceram oito filhos todos com o azul celeste nos olhos e o cabelo crespo,era uma lembrança do passado e foi como uma marca registrada ,para que minha avó nunca se esquecesse da  negra que a pusera no mundo e pouco pode vê-la,mas nem precisava ,minha avó tinha ela como mãe esse direito lhe foi permitido pela nova consciência de quem a criou.
E  assim nova geração chegou, que somos nós,mais oito e a herança genética   no misto do alemão com a negra permaneceu,só de olhar uns nos olhos dos outros ela é lembrada com muito respeito.Agora te pergunto a escravidão acabou mesmo?foi erradicada?não sejamos hipócritas....há um maqueamento e o mundo sabe....o abuso de poder está em baixo de nosso nariz.....ainda existe muita maldade neste sentido sabemos ,e o preconceito vergonhoso  que todos abafam.....e muito pelo contrário é essa pele que nos traz lembranças de um povo sofrido e que muitos de nós temos um pé na cenzala.....a marca é eterna ninguém pode fugir deste passado cruel e que se duvidar pode voltar...pelo rumo que sociedade está tomando,fingindo que não vê.....tantos absurdos por esse mundão de Deus.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário