quarta-feira, 7 de julho de 2010

Sorte ou a mão de Deus?

Uma menina adulta na responsabilidade de cuidar da família,mesmo sendo  apenas uma
criança já  se preocupava com a situação da família.Era eu,todas as noites falava com os anjos para mudar o quadro,mas lógico falava na minha linguagem infantil.Estávamos vivendo numa extrema pobreza.Eu tinha meus sonhos,mas queria realizar os sonhos de todos,para me realizar,ia para o campo e rodava leve e solta e nestas voltas sonhava,era
tudo um encantamento.Eu não desanimava,embora nada favorecia eu tinha fé nos meus anjinhos,algo iria acontecer.
Para se ter idéia do que enfrentávamos naquele momento.Meu pai desempregado,seis bocas para sustentar,minha mãe conseguiu um emprego de passar camisas para uma camisaria,todos os dias o dono vinha buscar,coitada passava quase a noite toda para acabar logo para receber de manhã, para ir ao empório buscar alimento para o almoço.
Quantas vezes vi meu irmão chegar do trabalho para almoçar e voltava sem almoço pois o dono não tinha vindo ainda e não tinha nada para comer,era triste,mas ele era resignado,entendia.Tinha apenas dezesseis anos e era o único que estava trabalhando
eu tinha onze  e olhava o filho da vizinha só a troco da comida.Minha mãe chorava às escondidas,meu pai cabisbaixo,tinha vergonha do que se passava e ele não tinha como ajudar.Os outros irmãos eram pequenos e passavam com qualquer coisa,pão leite para isso sempre tinha umas moedinhas.
Minhas roupinhas surradas mas eu as amava porque minha mãe cuidava e pareciam novas,eu não me deixava abater,ouvia rádio,era sabida,prestava atenção em tudo,na 
escola era a primeira sempre.
Um dia ouvindo programa da rádio,uma diferente que eu não tinha prestado atenção,
naquele dia ouvi o locutor dizendo que era último dia do concurso para  responder uma pergunta,quem fosse sorteado ganharia cinco mil cruzeiros...era muito dinheiro..
isso era umas dez horas da manhã,o sorteio era as onze e meia e eu sabia a resposta e 
sabia também que eram muitos os acertadores .
A pergunta era quem inventou o telefone,eu nem imaginava como se telefonava,nunca tinha visto um,mas sabia quem era o inventor.Deu um clik eu peguei meia folha de papel
olha a pobreza....escrevi a lápis e esperei minha mãe distrair e corri,mas corri,era longe
era na cidade,a gente era do arrebalde...e fui cheguei lá subi as escadarias ofegante,dei
de cara com um senhor e lhe entreguei o papel sem envelope e ele viu meu cansaço lógico.
Voltei no mesmo pé,correndo para minha mãe não dar falta de mim e para ouvir o resultado,hoje penso na minha inocência e fé,seria impossível,tinha centenas ou milhares de cartas e todas bem escritas e envelopadas.
Cheguei em tempo,fui entrando em casa ligando o radinho de pilha,era o sorteio......
Falou meu nome...não assustei eu já esperava,eu sabia que meus  anjos iam dar um jeito em nossa vida.Contei para minha mãe,ela amarelou e falou vou falar pro seu pai ir lá ver se é verdade.....Foi,enquanto isso minha mãe  ficou ajoelhada no chão. ela não pedia só agradecia a Deus.Meu pai chegou esbaforido....é verdade ela ganhou só que como é menor vai dar o que fazer para receber.Vamos filha temos que ir na firma que patrocina o programa ele é que vai falar como  é isso.
Foi tanta burocracia,teve tanta papelada,mas o dono da firma se comoveu com nosso jeito simples e disse que ficou contente por ter presenteado uma família necessitada....
Ele não tinha noção de como éramos necessitados....Depois de quase um mês meu pai recebeu com ordem do juiz.Quando ele chegou eu falei pai e mãe eu fiz isso pensando em todos nós,veja o que dá pra fazer,eu não imaginava o quanto era.Os dois caíram no choro.Foi o ultimo dia em que choraram pela nossa triste vida,último dia que meu irmão viria almoçar sem esperança.
O premio deu para meu pai abrir uma oficina mecânica porque ele era dessa profissão e meu  irmão também,os dois foram trabalhar juntos,foi paga todas dívidas em atraso principalmente o aluguel,minha mãe começou a cuidar só da casa,trocaram o móveis e ficou tudo na paz.Para mim só o que eu queria era isso,ver minha família feliz e ganhei muitas roupas novas,presentes,e meu maior presente era me sentir importante por ter tido a idéia de salvar a todos.Mas sabe que penso....nem ouve sorteio,aquele homem se comoveu como meu tamanho,meu cansaço,minha folhinha pela metade e sem envelope,
 nem misturou com as outras cartas,tenho certeza....mas tudo isso teve um dedo dos meus anjinhos à mandado e Deus...

Autora:annaterra

Nenhum comentário:

Postar um comentário