domingo, 4 de julho de 2010

Inimigo íntimo......

É  difícil narrar uma vida toda,em poucas linhas,mas vou falar de trechos que ficaram,
para sempre marcados em meu coração.
Tive um único namorado,e nos casamos,não tínhamos problemas com finanças pois ele já tinha uma boa loja de tecido e tinha intenção e ter outras e assim o fez.Desde que eu me casei sempre fui extremamente econômica e submissa,acreditava nele como se fossemos apenas um.Tivemos cinco filhos,sofri muito para criar esses bebes,porque ele nunca estava,e eu compreendia pois tinha muito serviço,acreditava eu.A economia mais parecia uma miséria,mas eu achando que ele iria compar uma casa,não tínhamos uma ainda.Hoje vejo como fui inocente em não exigir tudo que eu poderia ter.
Na nossa situação econômica eu poderia ter empregada e tudo do bom ,do melhor,mas
sempre recebendo ordens de economizar para crescer,eu não entendia porque ao invés de ter quatro lojas,não tínhamos três e uma casa.....mas a minha passividade e concôr-
dância com tudo me levava  à compreensão do que não tinha do que concordar ,estava claro para todos menos para mim.Ele não parava em casa,eu não saia,era só criar filhos
educá-los e elevando esse pai às alturas.De fato era uma boa pessoa,mas deixava  muito a desejar como marido,e eu o amava demasiadamente,tudo que fazia eu apoiava.
Um belo dia, chegou e disse :vendi tudo e vamos para a capital,depois você assina lá no cartório,vamos para a cidade grande estou enjoado daqui....eu não entendi,mas também não questionei, já estava decidido.
Lá fomos nós,chegando lá alugou uma casa,comprar nada.....comprou outra loja e a vida era a mesma só mudamos de lugar,a minha solidão continuava e a economia .tam-bém.Eu não saia para nada,mas a vida para mim era boa tinha meu marido que me ama-
va mas que não podia me dar muita atenção porque era muito trabalhador.
Os dias foram se passando,a minha vida era medíocre aos olhos das pessoas,mas para
era muito boa.Fazia anos que eu não sabia o que era um passeio e hoje vejo,tínhamos
tudo para tirarmos férias com as crianças para praia,tínhamos condições de sobra para
isso,mas nunca pressionei não,ele sabia o que podia e o que não podia ser feito.
Um dia,não sei o que me deu,as crianças chegaram falando de um circo que havia ali mais ou menos perto de casa,eu convidei meu marido,mas como sempre não,ele preci-sava fazer o balanço da loja.Eu fiquei com dó das crianças e pensei vou arrumá-los e nem preciso avisar,pois ele vai demorar nem precisa saber.Eu nunca tinha me rebelado assim,mas pelas crianças fui.Foi muito divertido,fiquei feliz vendo meus filhos felizes.
Na volta,viemos por outro caminho,eu vi um homem num portão beijando uma mulher,
 eu não quis acreditar no que via,mas as crianças disseram mãe,mãe olha é o pai.....eu
como sempre idiota,dizia não,não só parece não é o papai....foi duro ter que conter o
desgosto,a decepção,ali estava uma mistura de sentimentos,não dava para explicar o
que doía mais.
Cheguei em casa,arrumei as malas de todos e peguei um bom dinheiro das minhas economias e falei para as crianças,vamos viajar para casa do vovô uns dias.
No dia seguinte,deixei-as lá e vim ter com a mulher,conversei direitinho com ela,e fiquei
sabendo que ele tinha vindo embora por causa dela,ele tinham dois filhos juntos e ela,o
pressionou e veio para a cidade grande por isso ele veio também,o pior....a casa era dela.
Ele tinha dado,tinha do bom e do melhor.....às minhas custa,com certeza.Não precisou falar mais nada,voltei para meus pais e não o atendi mais....não tínhamos o que falar,era
inexplicável sua atitude e também o que eu sentia.
Os anos se passaram ,meu pai me ajudou a criar as crianças que nunca mais perguntou
do pai,pois eles viram.....Um dia ele me ligou,estava muito doente e me pedia perdão,
eu disse que não tinha o que perdoar era imperdoável mas sem ódio e rancor.
Os filhos também não se importaram,não o visitaram,ele já tinha morrido em nossos corações.Dali uns dias veio a notícia de sua morte,eu nada senti,perguntei aos filhos se
queriam ir mas,nenhum se manifestou.Eu não fiz questão.....ele errou muito e de caso
pensado ,isso era o pior,nos fez mal porque quis,todos passamos a vê-lo como um inimigo muito intimo,e na verdade era isso mesmo,e não merecia nossas lágrimas de novo.Bastou te tanto choro,quem teve ele a vida inteira é quem tinha que estar lá e chorar.....


Nenhum comentário:

Postar um comentário